Salma Sousa Torres, natural de Bacabal (MA), nascida em 27 de abril de 1976, é filha de Ademar Torres Filho e Leia Sousa Torres. Mãe de duas filhas, Elisama Abigail Torres e Elisy Niracy Torres, construiu sua trajetória profissional com dedicação à educação pública e à promoção de políticas educacionais com foco na equidade e na qualidade do ensino.
É professora efetiva da rede municipal de Buriticupu desde 1997. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pós-graduação em Psicopedagogia pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF). Atuou como docente nos níveis de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio (Educação Geral e Magistério), além de cursos de Graduação e Especialização.
Na área técnico-pedagógica, ocupou diversas funções estratégicas, tais como:
* Agente Pedagógica (19982000);
* Gestora Escolar (20002001 e 20092012);
*Supervisora do Ensino Médio (20022004);
*Supervisora Estadual do Programa Viva Educação;
*Coordenadora Municipal de Ensino (20052008);
*Diretora de Ensino (20202021);
*Secretária Municipal de Educação (2019 e 20212024).
Durante sua gestão como Secretária Municipal de Educação, liderou iniciativas inovadoras que fortaleceram a educação no município, entre as quais:
*Criação de Unidades de Ensino Especializadas nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental;
*Implantação de duas Escolas de Tempo Integral, incluindo a Creche Prof.ª Maria da Natividade e Escola Simar Pereira Pinto anos iniciais
*Institucionalização do Sistema Municipal de Avaliação da Aprendizagem de Buriticupu (SAEB);
*Implantação de Equipe Multiprofissional para atendimento educacional especializado nas três esferas (municipal, estadual e federal);
*Fortalecimento da Equipe de Formação da Secretaria, com foco em alfabetização e recomposição das aprendizagens;
*Criação do Coral Municipal Vozes da Educação;
*Conquista dos Selos Ouro em Educação (Governo Estadual) e Prata em Alfabetização, pelo Pacto Nacional Criança Alfabetizada (PNCA).
*Programa de Premiação das escolas, alunos da rede municipal que obtiveram os melhores índices educacionais nas avaliações externas: SEAMA E SAEB.
Reconduzida ao cargo de Secretária Municipal de Educação em 2025, reafirma seu compromisso com a valorização da educação pública, com foco no serviço à comunidade e na promoção de políticas inclusivas.
Atualmente, integra a Diretoria Executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), no biênio 20252027, exercendo a função de Secretária de Coordenação Técnica, representando o Maranhão em âmbito nacional.