Prefeitura Municipal de Buriticupu-MA

José Gomes Rodrigues

José Gomes Rodrigues Prefeito Municipal

José Gomes nasceu em 06 de janeiro de 1968, no Povoado Maguary, no Município de Santa Luzia–MA. Filho do humilde casal Antonio Gomes Rodrigues e Maria de Nazaré Rodrigues, ambos são agricultores, mas que, na época não possuíam terra adequada para cultivar.

Em 1973 surgia o Projeto Pioneiro de Colonização de Buriticupu, para onde muitos agricultores daquele povoado resolveram mudar. Chegavam com frequência informações sobre Buriticupu, as quais davam conta, de que se tratava de uma região próspera, e de uma terra agricultável e de fácil acesso.

Dessa forma, atraídos pelo Projeto de Colonização, seus pais resolveram mudar para a região de Buriticupu em 1975. Escolheram o Povoado Terceira Vicinal para morarem e trabalharem. Tratava-se de um lugar com as características favoráveis para aquele casal de agricultores, no entanto, não favorável para o filho José, pois já estava com a idade ideal para iniciar seus estudos e ali ainda não havia escola.

A solução encontrada para evitar que o garoto sofresse prejuízo na vida estudantil foi leva-lo para estudar no Povoado Maguary, pois ali havia escola e parentes para oferecer o devido suporte àquele pequeno estudante. José começou estudar aos oito anos de idade, numa pequena escola que pertencia ao Professor João Pinto de Mesquita. Ali o garoto aprendeu as primeiras letras.

Sua vida dedicada aos estudos não o impediam de frequentemente visitar os seus pais na Terceira Vicinal. Sua mãe não escondia a emoção que sentia em revê-lo e a dor em vê-lo regressar para Santa Luzia. Porém, ela tinha a convicção do êxito daquele estudante determinado.

Em 1981, José Gomes passou a estudar no Colégio Ronald Carvalho, na sede do município de Santa Luzia-MA. Na época ele utilizava uma bicicleta para ir para escola na cidade de Santa Luzia. Em 1987 concluía o Ensino Médio.

Logo após ter concluído o Ensino Médio, José Gomes foi aprovado num concurso do Banco de Estado do Maranhão (BEM). Nesse período ele trabalhou nas agências de: Santa Luzia, Lago da Pedra, Zé Doca, Arame, e em Buriticupu. Naquela instituição bancária ele entrou como estagiário, depois passou a ser contínuo, caixa, supervisor, gerente adjunto, e em 1998 assumiu a gerência do Banco do Estado em Buriticupu.

Casou-se em 05 de junho de 1991, com a jovem Betel Santana com a qual tem duas filhas.

A partir da eleição de 1992, começou se envolver em política, quando seu pai foi candidato a vereador representando o Povoado da Terceira Vicinal no Município de Santa Luzia-MA. Em 2000, conseguiu a direção do PFL, Partido da Frente Liberal. Conseguiu a liderança do partido com o então Governador José Reinaldo Tavares, nessa agremiação ele saiu candidato a Prefeito pelo Município de Buriticupu em 2004.

Para Buriticupu, o ano de 2004 foi marcado por mudanças político- administrativas. O então prefeito Antonio Gildan Medeiros chegava ao final dos seus oito anos de governo municipal (dois mandatos consecutivos). Ele tinha confortavelmente em seu grupo político conhecidos nomes da política local, os quais se articulavam como pré-candidatos, cada um acalentando antigos sonhos de ser indicados para a sucessão municipal. Os candidatáveis eram: João Benedito dos Santos, José Gomes Rodrigues e Chico do Armazém. Naquela ocasião foi escolhido o candidato José Gomes Rodrigues.

O grupo governista não esperava que o desastre político estivesse a alguns passos daquela convenção. De repente, o grupo perdeu importantes aliados, que queria ser candidato a prefeito. Insatisfeitos, romperam, procurando outros ninhos políticos.

Na oportunidade, eram três os candidatos a prefeito: José Gomes (PFL); Raimundo França Cruz (PT); e Antonio Marcos de Oliveira, o Primo (PDT). Este último, por ter participado da acirrada campanha eleitoral de 2000, onde concorrera a prefeito municipal e por ter se organizado melhor, conseguiu, logo no início da campanha, destacar-se dos demais, em todas as pesquisas feitas.

Dessa forma, o principal candidato opositor, Antonio Marcos Primo (PDT), venceu as eleições, obtendo 12.106 votos. O segundo colocado foi José Gomes Rodrigues (PFL), com 8.651 votos, e o terceiro foi Raimundo França Cruz (PT), com 3.175 votos. Naquela eleição, havia 31.549 eleitores aptos a votar, tendo comparecido às urnas 26.309, e 5.240 deixaram de votar.

Oito anos depois José Gomes reaparece como candidato a prefeito. Dessa vez com um forte grupo de políticos locais e regionais. Muitos desses aliados haviam feito pré-campanha para candidatura ao cargo de prefeito como: João Benedito, Ornival Alencar (Bilu), André Vasconcelos e Cleber Freitas. Esse grupo fez uma coalizão e partiu para a disputa contra o candidato do governo José Mansueto. José Gomes contou ainda com o apoio do Deputado Federal Davi Alves Junior, dos Deputados: Estadual Antonio Pereira e Léo Cunha. A eleição ocorreu no dia 07 de outubro de 2012, na qual saiu eleito a prefeito, José Gomes Rodrigues, com 17.647 votos, contra José Mansueto, do PT.