Prefeitura Municipal de Buriticupu-MA

Competências

Secretaria de Habitação

Secretária

entidades/2016/05/maria-jose-da-silva-e-silva-1.jpg

MARIA JOSÉ DA SILVA E SILVA

Nasceu no dia 04 de dezembro de 1961 no Povoado abundancia, zona rural da cidade de Santa Luzia Maranhão, filha de Guilherme Marques dos Santos e de dona Francisca Nunes, humildes trabalhadores da roça. Para ajudar no sustento da família, dona Francisca juntamente com os 07 filhos se dedicava a quebra do coco babaçu, oficio no qual sustentou e educou os 07 filhos.

Ao completar 10 anos, Maria José foi morar com a sua avó Raimunda Nunes período em que teve a oportunidade de cursar o ensino fundamental na escola Bandeirantes e ensino médio na escola Deon na cidade de Santa Luzia; Maria José por seu interesse em vencer na vida conseguiu cursar o Magistério como bolsista na Escola Ronald Carvalho, onde formou-se como professora.

No dia 10 de setembro de 1978 casou-se com José de Ribamar Pereira da Silva, do enlace matrimonial teve 5 filhos e dois netos. No ano de 1980, mudou-se para a cidade de Alto Alegre do Pindaré, e teve a oportunidade de exercer seu primeiro trabalho como professora no jardim de infância Arco Iris onde trabalhou com muita dedicação por 02 anos.

Com a transferência do seu Ribamar para a cidade de Buriticupu, começou a trajetória de Maria assumindo o trabalho de professora na escola Fernando Castro.

No ano de 1997 foi uma das aprovadas no primeiro concurso publico para professora na cidade Buriticupu alcançando a 10ª colocação no certame municipal. Durante o exercício do oficio de professora, trabalhou como Professora na Escola Padre Edmilson de Sousa Freire, onde também exerceu o cargo Gestora Adjunta. Também assumiu o cargo de Coordenadora de Planejamento da SEMED, trabalhou ainda por 06 anos como professora na Escola Simar Pereira Pinto.

Sempre visando se capacitar ainda mais para exercer a profissão, no ano de 2003 formou-se no curso de Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Federal do Maranhão, para melhor aperfeiçoamento fez especialização em Ciências e Tecnologias e outra especialização em O Lúdico na Educação Infantil.

Para atender os anseios da classe de professores e as aspirações do grupo de amigos ingressou na política, concorrendo o pleito de 2008 para o cargo de vereadora, sendo eleita com 1.029 votos válidos e primeira colocada em sua coligação;

Maria José foi na história de Buriticupu a 2ª mulher a conquistar uma vaga no legislativo. Em 2010 concorreu ao cargo de presidência da Câmara de vereadores e foi eleita por unanimidade dos votos. Em seu mandato foi autora de projetos de lei de muita relevância para a cidade de Buriticupu, com destaque as leis de criação do Dia Municipal do Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentese ainda lei que Institui a Semana do Livro e da Comunidade dos Escritores do município, Lei que Dispõe sobre o Dia do Artesão, dispõe sobre a criação do Parlamento Jovem Municipal, lei que dispõe sobre a criação da Biblioteca Publica Itinerante. Dentre outras leis de relevância publica para a construção da nossa cidade.

No ano de 2013 foi convidada pelo Gestor Municipal José Gomes Rodrigues para assumir a secretaria municipal de educação, convite no qual a deixou muito feliz por sua trajetória como educadora e militante da educação há muitos anos, cargo que exerceu com muito entusiasmo e dedicação no período de janeiro a setembro de 2013. Mesmo em curto período fez muitas realizações como: A reestruturação dos conselhos da educação, realizou a I jornada Pedagógica de Buriticupu, criou o Projeto Escola Mostre a sua cara, para otimizar a organicidade interna da SEMED criou diversas coordenações especificas para cada segmento educacional. Ainda com o seu carisma pedagógico, fez a primeira aquisição de livros didáticos para o ensino infantil. Com o seu perfil democrático de gestão implantou nos setores do governo e da sociedade um novo jeito de olhar a educação, carregado de dinâmicas e místicas, e gestão compartilhada. Na sua gestão foi a principal responsável pela abertura e funcionamento do farol da educação, órgão que tinha sido inaugurado por muitos anos atrás e nunca tinha funcionado. Tambem criou o setor administrativo visando atender as solicitações dos gestores educacionais com maior eficácia.

Em setembro, cumprindo os ajustes na gestão municipal, assumiu a Secretaria de Administração e Planejamento. Durante sua gestão na administração, muitos projetos já foram organizados como: A instalação do protocolo municipal, otimização do trabalho do setor de recursos humanos, I governo itinerante, Assembleias do Plano Plurianual. Nesse período também fez a reestruturação da guarda municipal, fornecendo novos fardamentos e um setor para o funcionamento do Comando. Junto ao Gestor Municipal coordenou um concurso publico e um seletivo, organizou a instalação do Almoxarifado central do município que está em fase de andamento.

Maria José sempre foi uma mulher forte e guerreira enfrentando diversos obstáculos que sempre encarou-os de frente.