Prefeitura Municipal de Buriticupu-MA

Competências

A Secretaria Municipal de Saúde é responsável por coordenar os serviços que envolve o paciente no princípio de saúde-doença, tendo como priore o cuidado continuado ao paciente no que corresponde a atenção básica e seus programas correspondentes e ao serviço de atenção secundária e/ou terciaria quando necessita de um cuidado especializado. 

 

Coordenação da SEMUS:

A atenção básica tem como base o cuidado a criança, a gestante, a mulher, ao homem e ao idoso nos diferentes seguimentos que engloba a saúde. Cada coordenação, trabalha um programa distinto:

A assistência farmacêutica engloba as medicações fornecidas para a farmácia popular, farmácia básica e hospitalar além das medicações especiais fornecidas pelo estado.

O Hiperdia trabalha com os hipertensos e diabéticos, está vinculado a saúde do adulto que engloba os três seguimentos (mulher – homem – idoso).

O programa Saúde da Criança trabalha com a vacinação e também auxilia com o bolsa famílias nas duas vigências.

O Centro de processamento de dados - CPD e a Vigilância Epidemiológica são os responsáveis por fornecer os indicadores das respectivas áreas da saúde, além das notificações de agravos que são repassados ao estado e ao ministério.

Além, desses programas quando o procedimento não compete com atenção básica o paciente é referenciado para o Hospital Municipal Pedro Neiva de Santana, onde o mesmo realiza os procedimentos a nível secundário, já no caso mais graves os pacientes são referenciados para nossa regional que engloba o atendimento terciário.

Todos esses dados são avaliados pela direção de controle e avaliação que fiscaliza e orienta com relação aos CPD, Tratamento Fora Domicilio – TFD, sistema esse que é utilizado para agendar consultas e exames especializados que não são fornecidos a nível municipal, que são agendados para regional ou mesmo para o estado. Também é realizado o cadastro e atualizado do cartão nacional do sus, que facilita o atendimento e também é um documento a nível nacional que fornece informações básicas sobre o paciente.

O Conselho Municipal de Saúde vistoria, avalia, aprecia e repassa suas informações hierarquicamente a cada setor da secretaria com parecer favorável ou não, a qualquer irregularidade tanto na atenção básica, quanto no hospital, quando as mesmas são denunciadas tanto pelos profissionais da saúde quanto pelos usuários.

 

Programas que englobam a Atenção Básica

  • Centro de Atendimento Psicossocial II – CAPS II;
  • Centro de Reabilitação Física;
  • Melhor em Casa;
  • Núcleo de Apoio a Saúde da Família- NASF;
  • SAMU - Base 192;
  • Vigilância Sanitária.

Secretário

entidades/2016/03/elias-rocha-de-sousa.jpg

Elias Rocha de Sousa

Elias Rocha de Sousa é natural de Araguatins no Estado de Tocantins, morou em Imperatriz de 1978 a 1986, chegou em Buriticupu no ano de 1986 onde iniciou suas atividades comprando e vendendo madeira serrada e depois instalou o empreendimento comercial no ramo de madeireira de 1989 a 2000.

Escolaridade: Superior incompleto em História, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)Campus, Imperatriz-MA.

Pai de 06 filhos e assumiu o cargo eletivo de Vereador Constituinte de 1997 a 2000 no município de Buriticupu.

Secretário de Administração no ano de 2004 na segunda gestão do município de Buriticupu.

Secretário de Administração no ano de 2013 na segunda gestão do município de Buriticupu

Assumiu a Chefia de Gabinete da Prefeitura Municipal de Buriticupu em agosto de 2013 e em a agosto de 2014 assumiu cumulativamente a pasta da Secretaria Municipal de Saúde com a missão de executar os projetos de Construções de 07(sete) Unidades Básicas de Saúde Porte I e 02(duas) Unidades Básicas de Saúde do Porte II além da ampliação do anexo ao Hospital Municipal Pedro Neiva de Santana onde será construído o Centro de Parto Normal; a Unidade Intermediária em Neonatologia e Mãe Canguru.

Quando assumiu a Secretaria Municipal de Saúde foi eleito coordenador da Comissão Intergestora Regional de Saúde – CIR de Açailândia.

Outra grande missão foi de equipar em parceria com a mineradora Vale as Unidades Básicas de Saúde instaladas às margens da Estrada de Ferro Carajás, na Vila Pindaré, Cento do Farias e Brejinho da Cikel.

Merece como destaque a melhoria dos indicadores de saúde na atual gestão que foi impulsionada pela cobertura de 97% de Agentes Comunitários de Saúde e de 81,9% de cobertura de Estratégia em Saúde da Família e 100% cobertura na Vacina.