Prefeitura Municipal de Buriticupu-MA

Competências

A Secretaria de Agricultura tem a missão de formular, programar e monitorar as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável de extensão rural em relação à agropecuária do município de Buriticupu em sintonia com as instituições governamentais e não-governamentais, incentivando o desenvolvimento, por meio, da interiorização das ações estratégicas implementadas por seu órgão vinculados – AGERP, SENAR, SEBRAE E EMBRAPA.

Nesta gestão também ampliou os programas PAA, PNAE e FEIRA DO PRODUTOR, e de Programas Especiais voltado para o homem e a mulher do campo.

Através de estas ações, a Secretaria de Agricultura oferece assistência técnica a agricultura familiar, com o intuito de garantir o acesso as políticas públicas.

Secretário

entidades/2016/03/antonio-goncalves-de-sousa-1.jpg

Antonio Gonçalves de Sousa

Durante sua trajetória de vida o Sr. Antonio Gonçalves de Sousa, resolveu seguir outras atividades sem esquecer os valores inicias de sua infância. Exemplo foi na construção civil em 1982, iniciando como ajudante e depois de concretizado na profissão de pedreiro.

Em 1988 presidiu o Sindicato da construção civil no município de Santa Luzia-MA, de 1990 a 1992, no entanto como pessoa que acredita, nos valores de igualdade e honestidade, ingressou na vida Política filiando-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), adquiriu um desempenho popular, foi eleito vereador em 1992 a 1996 na cidade de Santa Luzia - MA.

Ao término de seu mandato como vereador, continuou no meio político e movimentos sociais, no entanto foi convidado por grupo sindicalista para formalizar a fundação do Sindicato dos Trab. E Trab.(ª) Rurais de Buriticupu que antes pertencia ao Município de Santa Luzia-MA.

Em 1996 eleito como diretor financeiro do STTR de Buriticupu-MA, no período de 1996 a 2002.

Em 2002 ano de renovação da diretoria executiva do referido sindicato o qual lançou o seu nome como candidato a diretor presidente o qual foi eleito para o período de 2002 a 2006, reeleito até 2008, o mesmo foi convidado a participar, da política partidária municipal como candidato a vice-prefeito Municipal, não conseguido eleger em 2009 voltou a construção- civil desta vez como construtor da empresa (JB) Reis Rodrigues, em 2012 participou da campanha eleitoral Municipal, o qual foi convidado para ocupar cargo de  Secretario da Secretaria Municipal Agricultura, desde 2013, diante dos desafios que não são poucos, resta a coragem e a bravura de um sonhador, lutar a favor do bem comum de todos, onde os mais esquecidos sejam visto como aquele que lavra a terra com sabedoria, “merece respeito e justiça social” para todos.