Prefeitura Municipal de Buriticupu-MA

Competências

A Controladoria Geral do Município é o órgão da estrutura organizacional da Prefeitura incumbido de fiscalizar a atuação da Administração Municipal relativamente à transparência e aos resultados alcançados e, principalmente, de apurar a procedência das reclamações individuais e coletivas da população, formalizadas e submetidas à sua apreciação.

 

 

À Controladoria Geral do Município compete:

Atuar na defesa dos princípios da legalidade, legitimidade, impessoalidade, moralidade, economicidade e publicidade dos atos praticados pela administração municipal.

 

SERVIÇOS EXECUTADOS POR ESTA SECRETARIA:

Elaborar e encaminhar para o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão -TCE/MA, até 31 de janeiro de cada ano, a relação dos responsáveis pela gestão de valores do Município, fazendo o encaminhamento das eventuais alterações até 15 dias do fato ocorrido, conforme determinações daquela corte de contas;

Tomar a iniciativa de assessorar e de informar os Secretários Municipais e titulares de outros Órgãos Municipais em assuntos de interesse do governo municipal e relacionados com a sua esfera de atuação;

Fiscalizar a atuação de todos os órgãos da Administração Municipal, emitindo pareceres técnicos acerca da sua legalidade, transparência e a validade dos resultados obtidos, bem como formular recomendações para sanar as irregularidades constatadas ou melhorar o seu desempenho;

Assessorar os órgãos de controle externo, quando no exercício de suas funções, no âmbito de atuação da Prefeitura Municipal;

Desempenhar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas pelo Chefe do Poder Executivo. Fonte:Lei Municipal N° 0293 de 17 de maio de 2013.

Secretário

Luiz Otávio Costa Silva

Nasceu aos 06 de janeiro de 1957, natural de Feira de Santana – Estado da Bahia, Filho de Otávio Gomes da Silva e Maria de Lourdes Costa Silva, ele pernambucano e ela natural da Bahia.

Iniciou seus estudos aos sete anos de idade, cujo primeiro professor foi o senhor Benedito. Luis Otávio concluiu o ensino primário aos dez anos de idade, o Ensino Ginasial aos quatorze e o antigo 2º grau aos 18 anos. (na época o curso de Assistência em Administração).

Sua primeira atividade profissional foi no Antigo Banco Brasileiro de Desconto, (atual Bradesco), no qual permaneceu durante seis anos.

Atraído pela notícia de que havia em Buriticupu muitos recursos vegetais, e um comércio em franca expansão, Luis rumou para a região, chegando no povoado em julho de 1987, onde passou a desenvolver as atividades na indústria madeireira. Nessa atividade ele permaneceu até o ano de 2006, quando migrou para o ramo de venda de material de construção.

Apesar de estar sempre envolvido no ramo comercial de madeira e materiais de construção, sempre, paralelamente, exerceu fortes influências na política local. Uma vez como candidato (em 1996) e outras vezes como coordenador político nas campanhas eleitorais, nos anos de 2000, 2004, 2008 e 2012.

Em 2013, foi nomeado como controlador Geral do município de Buriticupu.