Prefeitura Municipal de Buriticupu-MA

Prefeito Zé Gomes e demais prefeitos que compõe o COMEFC conseguem, junto ao BNDES, liberação de recursos para os 22 municípios

208 visitas

Em reunião realizada nesta sexta-feira (17) na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) no Rio de Janeiro, o prefeito de Buriticupu, Zé Gomes, juntamente com todos os prefeitos dos 22 municípios que compõe o consórcio COMEFC (Consórcio dos Municípios dos Corredores multimodais do Maranhão), conseguiram a liberação do recurso do Fundo para o Desenvolvimento Regional com Recuso da Desestatização (FRD). O recurso estava paralisado há muitos anos devido há inúmeras burocracias impostas pelo BNDES e o Governo do Estado do Maranhão. O recurso tem como objetivo comtemplar todos os 22 municípios com financiamentos de obras e projetos de desenvolvimento social e regional.

Objetivo do Consórcio COMEFC

O objetivo da constituição do Consórcio é estabelecer a relação direta entre os gestores públicos municipais, com os órgãos Federais, Estadual e a mineradora VALE. Ao longo de 3 anos, o Consórcio já acumula conquistas, a exemplo da construção de barragens, recuperação de estradas vicinais, construção e reforma de escolas, unidades básicas de saúde (UBS), poços artesianos, quadra poliesportivas, além da aquisição de kits de irrigação, ambulâncias, entre outros.

Compareceram a reunião, além do Prefeito Zé Gomes, Adão Carneiro (São Francisco do Brejão), Fernando Teixeira (Cidelândia), Fufuca Dantas (Alto Alegre do Pindaré), Fernando Coelho (Bom Jesus das Selvas), Dr. Francisco (Bom Jardim), Sidney Pereira (Anajatuba), Didima Coêlho (Vitória do Mearim), Lúcio Flávio (Itinga Maranhão), Fabricio Ribeiro representando Acailandia, Dilton Carvalho (Diretor do Comefc), Rodrigo Lago (representando o Governo do Estado do Maranhao) e Marilene Ramos (Diretora Executiva do BNDES). (Ascom/Buriticupu)